terça-feira, 25 de agosto de 2009

OLHAI OS LÍRIOS DOS CAMPOS


OLHAI OS LÍRIOS DOS CAMPOS

Estive pensando muito na fúria cega com que os homens se atiram à caça do dinheiro. É essa a causa principal dos dramas, das injustiças, da incompreensão da nossa época. Eles esquecem o que têm de mais humano e sacrificam o que a vida lhes oferece de melhor: as relações de criatura para criatura. De que serve construir arrannha-céus se não há mais almas humanas para morar neles? (...)

É indispensável trabalhar, pois um mundo de criaturas passivas seria também triste e sem beleza. Precisamos, entretanto, dar um sentido humano às nossas construções. E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu, (...)

É indispensável que conquistemos este mundo, não com as armas do ódio e da violência, e sim com as do amor e da persuasão, (...)

Quando falo em conquista, quero dizer a conquista duma situação decente para todas as criaturas humanas, a conquista da paz digna, através do espírito de cooperação.

Érico Veríssimo. Olhai os lírios do campo.
80.ed.São Paulo: Globo.1999

2 comentários:

  1. OI "VAN", OI EU AQUI OUTRA VEZ. ADORO ERICO VERISSIMO, ESSE LIVRO DELE É BÉLISSIMO, QUE A GLOBO ADAPTOU PRA UMA NOVELA DAS 18:OO "OLHAI O LÍRIOS DOS CAMPOS. O MESTRE DOS MESTRES - JESUS. JÁ NOS FEZ ESTE CONVITE UM DIA QUANDO PASSOU POR ESSA TERRA. E ESSE TRECHO DA BIBLIA É PROFUNDISSIMO.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir