domingo, 23 de agosto de 2009

Nasce Luiz Gonzaga - Rei do Baião : Asa Branca (forró)



Nascido em Exu, no sertão pernambucano, Luiz Gonzaga (1912/1989)
é um grande nome da música brasileira. Ele compôs muitas músicas
falando do sertão e que fizeram sucesso em todo Brasil.
Asa Branca (1947) é um entre os muitos sucessos do "rei do Baião"
Em qualquer cantinho do nosso país você encontrará alguém que sabe
cantar essa música

Asa Branca
Luíz Gonzaga
Composição: Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira
Quando oiei a terra ardendo
Qual a fogueira de São João
Eu preguntei a Deus do céu,ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornaia
Nem um pé de prantação
Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Inté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
"Intonce" eu disse adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim vortar pro meu sertão

Quando o verde dos teus óio
Se espanhar na prantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu vortarei, viu
Meu coração

Segundo o folclore nordestino a asa branca é uma espécie de pomba-rolinha, é a última ave a deixar o sertão quando chega a época da seca. E se ela deixa o sertão, o sertanejo perde a esperança, pois não virá chuva mais naquele ano.
E ai o sertanejo chora

3 comentários: