FILME : O SORRISO DE MONALISA
O filme se passa na década de 50, aborda a atuação de uma professora Katharine Watson (Júlia Roberts) uma recém-graduada que consegue emprego no conceituado e tradicional colégio Wellesley de ensino médio, para lecionar aulas de História da Arte. Retrata as dificuldades encontradas por educadores ou por todos aqueles que de certa forma se opõem às regras estabelecidas e conservadoras, principalmente porque as suas idéias iam de encontro aos costumes da época.
No primeiro dia de aula, numa turma composta apenas de mulheres, a professora apresenta um conteúdo que as alunas já tinham o conhecimento prévio, na metodologia do condicionamento (decorar sem contextualizar) deixando-a surpresa, em situação embaraçosa e frustrante ao ver as alunas se retirar sem ter terminado a aula.
A partir daí precisou modificar sua didática. Num segundo momento apresenta slides com obras de artes diversificadas, onde as alunas fazem leitura de imagem e vão contextualizando. Trás novos temas, imagens explorando a forma como a mídia explora o papel da mulher, proporciona aulas extra-classe com visitas a exposições de arte, para que as alunas possam conhecer obras de arte diferentes levando-as a uma nova forma de ver e de criar novos conceitos de arte, despertando assim sua curiosidade, estimulando a criticidade e a pesquisa. Através de suas aulas provocou questionamentos e reflexão sobre uma nova forma de leitura de mundo, de valores impostos, e do papel da mulher perante a sociedade, dando ênfase conciliar vida pessoal e profissional uma vez que a Instituição de ensino, não estava preocupada em formar líderes e sim em formar esposas perfeitas, através de seus cursos de boas maneiras. Aos poucos ela conseguiu conquistar a confiança de suas alunas através de suas aulas interessantes, o que não impediu que encontrasse resistência por parte de alguma delas, dos colegas de trabalho e da direção da escola. Apesar de suas conquistas e sua atuação criativa, Katharine passa por uma avaliação na instituição, onde seus métodos de ensino foram questionados e limitados para garantir a sua permanência no colégio. As imposições feitas pela instituição não lhe convenceram a ficar, partiu na certeza que para alguma de suas alunas ela fez a diferença.
Vaneide Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário