segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O QUE É EDUCAÇÃO




O QUE É EDUCAÇÃO
(Brandão;Carlos)

BRANDÃO. Carlos R. O que é educação, 15ª Ed. Brasiliense, São Paulo. 1985.116p.

Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços de vida com ela: para aprender, para ensinar para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou várias: educação? Educações? E já que pelo menos por isso achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a educação que nos invade a vida, porque não começar a pensar sobre ela com o que uns índios uma vez escreveram?
Há muitos anos nos Estados Unidos, Virgínia e Maryland assinaram um tratado de paz com os índios das Seis nações. Logo depois os seus governantes mandaram cartas aos índios para que enviassem alguns de seus jovens às escolas dos brancos. Os chefes responderam agradecendo e recusando. Eis o trecho que nos interessa.

"... Nós estamos convencidos, portanto, que os senhores desejam o bem para nós e agradecemos de todo o coração.
Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos aos saber que a vossa idéia de educação não é a mesma que a nossa.
...Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltavam para nós, eles eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportarem o frio e a fome. Não sabiam como caçar o veado, matar o inimigo e construir uma cabana, e falavam a nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, totalmente inúteis. Não serviam como guerreiros, como caçadores ou conselheiros.
Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão, oferecemos aos nobres senhores de Virgínia para que nos envie alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo o que sabemos e faremos deles, homens”.
De tudo o que se discute hoje sobre a educação, algumas das questões entre as mais importantes estão escritas nessa carta de índios. Não a forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante.

Um comentário:

  1. COMO DISSE O GRANDE MESTRE PAULO FREIRE: "NÃO SE PODE FALAR DE EDUCAÇÃO SEM AMOR".
    VALEU VAN, A REFLEXÃO.

    ResponderExcluir