segunda-feira, 21 de setembro de 2009

OS ESTATUTOS DO HOMEM




THIAGO DE MELO

(Ato Institucional Permanente)
A Carlos Heitor Cony

Art.I Fica decretado que agora vale a verdade, que agora vale a vida, e que, de mãos dadas, trabalharemos todos pela vida verdadeira.

Art. II Fica decretado que todos, os dias da semana inclusive as terças-feiras mais cinzentas têm direito a converter-se em manhãs de domingos.

Art.III Fica decretado que, a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra. E que as janelas devem permanecer abertas para o verde onde cresce a esperança.

Art. IV Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem.
Que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar. Como o ar confia no campo azul do céu.

Parágrafo Único

O homem confiará no homem como um menino confia em outro menino.

Art. V Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira.Nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio. Nem a armadura de palavras.O homem se sentará à mesa com seu olhar limpo, porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa.

Art VI Fica estabelecida, durante os séculos da vida, a prática sonhada pelo profeta Isaías. E o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo da aurora.

Art. VII Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo.

Art.VIII Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama sabendo que é a água que dá a planta o milagre da flor.

Art IX Fica permitido que o pão de cada dia tenha no homem o sinal de seu suor. mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura.

Art. X Fica permitido a qualquer pessoa a qualquer hora da vida, o uso do traje branco.

Art. XI Fica decretado, por definição, que o homem é um animal que ama e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã.

Art XII Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela

Parágrafo Unico

Só uma coisa fica proibida, amar sem amor.

Art. XIII Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs de sol vindouras. Expulsos do grande baú do medo, o dinheiro, se transformará em uma espada fraternal para, defender o direito de cantar ea festa do dia que chegou.

Artigo Final

Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e sua morada será sempre O coração do homem.

Um comentário:

  1. QUE TEXTO UTÓPICO, MAS A UTOPIA SEGUNDO PAULO FREIRE NÃO É IDEALISMO "É DIALETIZAÇÃO DOS ATOS DE DENUNCIAR E ANUNCIAR. É O ATO DE DENUNCIAR A ESTRUTURA DESUMANIZANTE E DE ANUNCIAR A ESTRUTURA HUMANIZANTE. POR ESSA RAZÃO, A UTOPIA É TAMBÉM COMPROMISSO HISTÓRICO"

    ResponderExcluir