sábado, 12 de setembro de 2009

O que é ideologia


“...a família não é entendida como uma relação social que assume formas, funções e sentidos diferentes tanto em decorrência das condições históricas quanto em decorrência da situação de cada classe social na sociedade. Pelo contrário, a família é representada como sendo sempre a mesma (no tempo e para todas as classes) e, portanto, como uma realidade natural (biológica), sagrada (desejada e abençoada por Deus), eterna (sempre existiu e sempre existirá), moral (a vida boa, pura, normal,respeitada) e pedagógica (nela se aprendem as verdadeiras regras da verdadeira convivência entre os homens, com o amor dos pais e filhos, com o respeito e o temor dos filhos pelos pais, com amor fraterno).
Estamos, pois, diante da idéia da família e não diante da realidade histórico-social da família.
Ou , então quando se diz que o trabalho dignifica o homem e não se analisam as condições reais de trabalho, que brutalizam, entorpecem, exploram certos homens em benefício de uns poucos. Estamos diante da idéia de trabalho e não diante da realidade histórico-social do trabalho
Ou, então, quando se diz que os homens são livres por natureza e que exprimem essa liberdade pela capacidade de escolher entre coisas ou entre situações dadas para que os homens escolham. Quem dá as condições para a escolha ? Todos podem realmente escolherem o que desejarem? O nordestino vitima da seca e do proprietário das terras, realmente “escolhe” vir para o Sul do pais? Escolhe viver nas favelas? O peão metalúrgico “escolheu” livremente fazer horas- extras de pois de 12 horas de trabalho? A menina grávida que teme as sanções da família e da sociedade “escolhe” fazer um aborto? A definição da liberdade e direito à “escolha” é a idéia burguesa da liberdade e não a realidade histórico-social da liberdade.
Dissemos que a ideologia é o resultado da luta de classes e que tem por função esconder a existência dessa luta”.

(Marilena de Souza Chauí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário