terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A volta do velho professor


Em pleno século XX, um grande professor do século passado voltou à terra e, chegando a sua cidade, ficou abismado com o que viu:
as casas altíssimas, as ruas portas, passando uma sobre as outras, com uma infinidade de máquina andando em alta velocidade, o povo falava uma língua que o professor não conhecia ( poluição, avião, rádio, metrô,televisão...), os cabelos de umas pessoas pareciam com os do tempo das cavernas...e as roupas deixaram o professor ruborizado.

Muito surpreso e preocupado com a mudança, o professor visitou a cidade inteira e cada vez compreendia menos o que estava acontecendo. Na igreja, levou um susto com o padre que não rezava mais em latim, com o órgão mudo e um grupo de cabeludos tocando uma música estranha. Visitando algumas famílias, espantou-se com o ritual depois do jantar: todos se reuniram durante horas para adorar um aparelho que mostrava imagens
e emitia sons. O professor ficou impressionado com a capacidade de concentração de todos: ninguém falava uma palavra diante do aparelho.

Cada vez mais desanimado, foi visitar a escola e, finalmente, sentiu um grande alívio reencontrando a paz. Ali, tudo continuava da mesma forma como ele havia deixado:
as carteiras uma atrás da outra,
o professor
falando,
falando...
e os alunos escutando,
escutando,
escutando...

Raízes e aasas
Vol.05

Nenhum comentário:

Postar um comentário