domingo, 1 de julho de 2012

O Lobo e o Cão

Numa noite chuvosa, um lobo consumido pela fome, encontrou-se com um cão muito gordo. enquanto paravam para se cumprimentarem, o lobo perguntou:
- Como adquiris-te este aspecto tão saudável, tão cheio de carnes, enquanto eu, que sou muito mais forte e corajoso que tu vejo-me maltratado pela fome?
O cão respondeu com presteza:
- Da mesma sorte poderás beneficiar-te, se te tornares útil a um dono, guardando-lhe a porta durante o dia e defendendo-lhe a casa à noite, do assalto de ladrões.
- Oh!, quero-o muito, disse o lobo. Isto é muito melhor do que uma difícil batalha que travo pela sobrevivência nas florestas.
- Portanto, vem comigo e te levarei ao meu dono.
Puseram-se a caminho e o lobo ia pensando nas vantagens de viver saciado e abrigado, quando notou  no pescoço do cão as marcas deixadas pela coleira.
Indagou-lhe a causa, mas o cão desconversou, preferindo falar da fartura de alimentos e cuidados que recebia em toca de seus serviços.
O lobo, porém, insistiu em saber o porquê daquela marca e disse-lhe o cão:
-É porque prendem-me durante o dia, a fim de que eu possa descansar para estar vigilante quando a noite chegar.
-Então, não tens licença de ir aonde bem quiseres, quando sente vontade? - perguntou o lobo:
-Não completamente respondeu o cão.
- O cão, goza das vantagens que louvas, pois, quanto a mim, não quero nem mesmo ser rei uma vez que não seja livre.

Fedro


Moral da história??????? Aguardo seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário