segunda-feira, 2 de julho de 2012

Caboclinhos

Tocando flautas e pífaros, batendo flechas com seus arcos, dando saltos, simulando ataques e defesas, todos fantasiados de índios, esses grupos percorrem as ruas do Nordeste na época de carnaval.

Não á enredo nem coreografia específica para esse bailado primitivo, mas tudo indica uma reminiscência da apresentação feita pelos índios aos brancos de suas danças.

Antigamente antes de começarem seus desfiles, esses grupos visitavam os pátios das igrejas prestando assim uma homenagem às autoridades religiosas.

Um registro de 1584 conta que" foi o padre recebido pelos índios com uma dança mui graciosa de meninos todos empenados com seus diademas na cabeça, e outros atavios das mesmas penas, queos faziam mui lustrosos e faziam suas mudanças (passos) e evoluções mui graciosas".

No sul são paulo Minas e Rio, essa modalidade é chamada de caiapó, com algumas modificações. Há um enredo com rapto e resgate de um pequeno indígena, além do abandono dos instrumentos de soro que são substituídos por tambores, caixas pandeiros e reco-recos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário