terça-feira, 28 de setembro de 2010

A Águia e a Galinha

Um camponês criou um filhotinho de águia junto com suas galinhas. Tratando-a da mesma maneira que tratava as galinhas de modo que ela pensasse que também era uma  galinha. Dando a mesma comida jogada no chão, a mesma água  num bebedouro rente ao solo e fazendo-a ciscar para complementar a alimentação como se fosse uma galinha. E a águia passou a se portar  como se galinha fosse.
Certo dia passou por sua casa um ecologista, que vendo a águia ciscando no chão, foi falar com o camponês:
-Isto não é uma galinha, é uma águia!
O camponês retrucou: 
-Agora ela não é mais uma águia, agora ela é uma galinha!
O naturalista disse:
-Não, uma águia é sempre uma águia, vamos ver uma coisa...
Levou-a para cima da casa do camponês e elevou-a nos braços e disse:
-Voa, você é uma águia, assuma sua natureza!
Masa águia não voou e o camponês disse:
-Eu não falei que ela agora era uma galinha!
O ecologista disse:
-Amanhã veremos....
No dia seguinte, logo de manhã, eles subiram até o alto de uma montanha. O ecologista levantou a  águia e disse:
-Aguia, veja este horizonte, veja o sol lá em cima e os campos verdes e os campos verdes lá em baixo, veja, todas essas nuvens podem ser suas. Desperte para sua naturezae voe como águia que és...
A Águia começou a ver tudo aquilo que nunca tinha visto, ficou estática no início, até que, então, ela sentiu seu sangue de águia correr nas veias, perfilou, devagar, suas asas e partiu num voô lindo, até que ddesapareceu no horizonte azul.


Leonardo Boff, filósofo e teólogo, escreveu um livro intitulado A Águia e a Galinha. Ele se vale de uma lenda narrada por um educador popular, James Aggrey, de um pequeno país da África Ocidental, do início do século XX, como metáfora para refletir sobre a dualidade das forças que habitam a mente do ser humano. 
Moral da história nunca esqueça de quem você é.

"Temos Deus dentro de nós.  É tão unido a nós que ele é a nossa própria profundidade. Somos Deuspor participação. Se é então devemos reconhecer que nós não adquirimos a vida espiritual. Ao contrário nós nos descobrimos radicalmente dentro dela"

Leonardo Boff

Um comentário:

  1. VAN, gosto muito do Leonardo Boff. Mas ele e todos teólogos, psicólogos e todos os logos ligados a fonte da Bíblia, só testificam o que Jesus, já disse quando andou aqui: somos especiais, somos seres únicos na criação, não há replica de nós, não há clone. Por isto somos tão amado pelo Pai do céu.
    Cheiro no teu grande coração.
    Val, 1\10\2010.

    ResponderExcluir