segunda-feira, 29 de março de 2010

"Professores Derrotados"? Agora aguentem...


Recebi por email da professora Giovanna


Prezados amigos e amigas,

Sei que o texto abaixo é um pouco longo e que o tempo de vocês é curto, mas, de coração, gostaria que vocês tirassem um tempinho para ler e, se concordarem com o mesmo, repassassem ao maior número de pessoas que vocês conheçam, via e-mail ou da melhor forma que vocês achem conveniente.

Acredito que qualquer país ou Estado para se desenvolver deve investir massiçamente na Educação. Acredito, também, que o professor é peça fundamental no processo de ensino aprendizagem. É ilusão achar que a educação há de melhorar, sem termos um professor motivado, capacitado e, principalmente, bem remunerado. No entanto não é isto que ocorre no Brasil, embora exista hoje em dia muito marketing sobre a educação, inclusive com as empresas dizendo estarem muito empenhadas com a educação. Quem já não viu, na mídia, propagandas e afirmações como "Todos pela Educação", "Amigo da Escola" etc, etc. Em Pernambuco a situação é muito grave: paga o pior salário do Brasil! Entretanto o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) é muito bom no marketing, principalmente em espalhar “falsas verdades” e se afirmar como um governador comprometido com a educação. Como educador, poderia apontar inúmeros problemas da educação em nosso Estado, mas, resolvi eleger apenas dois para tecer algumas considerações:

1. Existem em Pernambuco duas Escolas, uma pra mostrar na mídia como sendo a regra e outra, a verdadeira, pra esconder ou negar sua existência.

A primeira é chamada de “Escolas de Referência” que são bancadas pela iniciativa privada e onde os alunos recebem um fardamento diferenciado (bem melhor que o distribuído ao restante dos mortais alunos), uma merenda também diferenciada, as escolas são totalmente reformadas (embora se possa questionar a qualidade de tais reformas) e os professores uma gratificação de 194% nos salários. A segunda, que é a grande maioria, são escolas caindo aos pedaços, onde falta o básico como cadeiras para os alunos sentarem, ventiladores, merenda de boa qualidade e, quando chove, alaga toda a escola, etc, etc. Nestas escolas também temos os professores recebendo o pior salário do Brasil conforme pode ser evidenciado nas tabelas anexas. Vale ressaltar que nas “Escolas de Referencia” os professores não levarão para sua aposentadoria os 194% de gratificação, portanto se aposentarão com um salário de fome, além de que o Governo do Estado, porque paga um salário melhor a eles, se julga no direito de proibir os mesmos de participar de paralisações, greves e até, pasmem, proibir as professoras de engravidarem. Vocês não encontrarão um documento oficial do governo dizendo isto, pois ele não é imbecil a este ponto, mas basta você dar uma volta nestas escolas e conversar com os professores (as) para comprovar a minha afirmação. E é esta escola que o governo usa em suas propagandas oficiais. A prova de que este tipo de escola não dá certo é que os primeiros lugares das escolas públicas, nos últimos vestibulares, não vêm das mesmas e sim da Escola do Recife, ligada a Universidade de Pernambuco e da Escola de Aplicação da UFPE que não se regem por regras nem modelos tão equivocados.

2. O pior salário do Brasil

Pernambuco paga o pior salário do Brasil a seus professores (R$ 1,016 por 200 horas aula), o que nos faz trabalhar desmotivados e estressados, pois como todas as pessoas temos nossas contas para pagar e filhos para sustentar. Para poderemos sobreviver temos que trabalhar em, no mínimo, duas escolas, o que não nos proporciona tempo para um lazer legal, participarmos de congressos, lermos um bom livro, etc, pois quando chega o final de semana estamos um caco só. O governador Eduardo Campos mente quando diz que está pagando o piso salarial e investindo nos professores. Ele diz que deu assinatura de jornal para os professores e notebook . Não queremos as coisas dadas, e sim um salário descente para que possamos escolher o jornal que queiramos assinar, ou o notebook que queiramos comprar. E que ninguém se engane, quando ele faz trinta mil assinaturas de jornais, os mesmos ficam em suas mãos. O que adianta dar notebook se o professor não tem um salário que dê para o mesmo ter internet em casa? (vide matérias em anexo). Ele diz que está capacitando os professores, converse com um professor a respeito de tais capacitações e você terá a certeza que as mesmas não funcionam e acabam sendo apenas dinheiro jogado fora, pois são mal elaboradas e feitas as pressas para não perder o dinheiro do Banco Mundial. E agora o pior: no ano de 2008 os professores do Estado de Pernambuco não tiveram aumento de salário e os que ousaram fazer greve para lutar pelos seus direitos, tiveram os dias parados descontados nos seus salários (sem qualquer possibilidade de repor os dias em greve), foram chamados de irresponsáveis, pelo excelentíssimo governador, que ainda mandou o batalhão de choque tratar-nos com todo o "carinho" que os mesmos possuem. Neste ano, o governador Eduardo Campos impôs aos professores uma proposta de "aumento de salário" que na verdade reduz os salários dos que têm mais tempo de sala de aula e ainda acaba com o plano de cargos e carreiras. Ao invés do mesmo incentivar para que o professor estude e se capacite mais, ele, por exemplo, diminui o percentual atribuído a qualificação do professor. A proposta feita por ele é vergonhosa, uma falta de respeito a todos os professores e a toda sociedade pernambucana.
Gostaria que vocês dessem uma olhadinha nos links e anexos abaixo e comprovassem o que falo e que também se lembrassem de, no dia 3 de outubro, não votar neste nefasto governador que ainda tem a cara de pau de ser o presidente de um partido que se intitula Partido Socialista Brasileiro, e muito menos nos deputados que aprovaram tal absurdo.
Um abraço a todos,

André Luiz Lima

Professor de História e cidadão brasileiro


P.S.: Segue, abaixo, a lista publicada no Jornal do Commercio com o nome dos deputados que votaram contra esta proposta absurda de Eduardo Campos, bem como a lista dos que votaram a favor:

Dos 38 parlamentares presentes, seis deputados de oposição (Adelmo Duarte, Augusto Coutinho e Maviael Cavalcanti-DEM, Antônio Moraes e Pedro Eurico-PSDB e Jacilda Urquiza-PMDB), e dois da base do governo (Isabel Cristina e Teresa Leitão) se posicionaram contra o projeto. Ambas são petistas e ligadas aos movimentos sindicais dos professores.

Segundo a ata de presença publicada no site da Assembléia Legislativa de Pernambuco estavam presente nesta dia tão triste os seguintes deputados


VOTAÇÃO DO PROJETO QUE REDUZ O SALÁRIO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO

Deputados que votaram contra a redução salarial - a favor dos educadores

ADELMO DUARTE
ANTÔNIO MORAES
AUGUSTO COUTINHO
ISABEL CRISTINA
JACILDA URQUISA
MAVIAEL CAVALCANTI
PEDRO EURICO
TERESA LEITÃO - 08 (OITO) PARLAMENTARES

DEPUTADOS QUE VOTARAM A FAVOR DA REDUÇÃO – CONTRA OS EDUCADORES – INIMIGOS DA EDUCAÇÃO

AGLAILSON JÚNIOR/ HENRIQUE QUEIROZ
AIRINHO DE SÁ CARVALHO /ISALTINO NASCIMENTO
ALBERTO FEITOSA/ IZAÍAS RÉGIS
AMAURY PINTO/ JOÃO FERNANDO COUTINHO
ANDRÉ CAMPOS/ LUCIANO MOURA
BARRETO/ LUCRÉCIO GOMES
BRINGEL /MANOEL FERREIRA
CARLA LAPA/ NELSON PEREIRA DE CARVALHO
CARLOS SANTANA /MARCANTÔNIO DOURADO
CIRO COELHO /RAIMUNDO PIMENTEL
CLODOALDO MAGALHÃES /PASTOR CLEITON COLLINS
CORONEL JOSÉ ALVES/ SEBASTIÃO RUFINO
EDSON VIEIRA/ SÍLVIO COSTA FILHO
ELINA CARNEIRO
ESMERALDO SANTOS
EVERALDO CABRAL
29 (VINTE E NOVE) PARLAMENTARES

DEPUTADOS QUE DEIXARAM DE VOTAR- AUSENTES DO PLENÁRIO

AUGUSTO CÉSAR FILHO
CEÇA RIBEIRO
CLAUDIANO MARTINS
DILMA LINS
EDUARDO PORTO
ERIBERTO MEDEIROS
GERALDO COELHO
MIRIAM LACERDA
SÉRGIO LEITE
SOLDADO MOISÉS
TEREZINHA NUNES
GUILHERME UCHÔA
12 (DOZE) PARLAMENTARES

Links:
http://www.sintepe.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=612:proposta-salarial-do-governo-foi-rejeitada-em-assembleia&catid=60:campanha2010

http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/03/24/deputados-aprovam-projeto-de-lei-que-reajusta-salarios-dos-professores-217480.php

http://jc.uol.com.br/canal/educacao/noticia/2010/03/25/assembleia-legislativa-ratifica-reajuste-nos-salario-dos-professores-do-estado-21

2 comentários:

  1. Como Diz O Presidente Lula
    Vamos a luta companheiro. o recado foi dado importa agora que façamos a nossa parte. Faremos um trabalho junto aos nossos alunos e pais de alunos mastrando essa realidade, a lista com os que vataram contra e os que votaram afovor da redução do nosso salario, mastraremos também aqueles que se acovardaram e não compareceram para votar, pois pior do que dizer não a Educação é a covardia desses 12 ultimos. vamos a luta companheiro.

    ResponderExcluir
  2. queridos deputados vcs pensam que não iam precisar de nos mas e com muita educação que eu lhes comunico que não volto em vcs e preincipalmente MARCANTONIO DOURADO ( PTB), IZAIAS REGIS ( PTB) E ESMERALDO SANTOS ( PR)vcs são ladrões de Pernambuco eu ainda não acredito que vcs tem a capacidades de vim na casa de cada professor e pedir uma ajuda e fazer mas outra promessa de aumento de salario e uma vergonha.

    ResponderExcluir