quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

pensamentos - Paulo Freire

"A minha mundialidade se explica por minha brasilidade, a minha brasilidade se explica pela minha pernambucanidade, a minha pernambucanidade se explica por minha recifensidade"


"Fui alfabetizado no chão do quintal da minha casa, à sombra das mangueiras, com palavras do meu mundo,não do mundo maior dos meus pais. O chão foi o meu quadro-negro; gravetos, o meu giz. Você veja como isso me marcou, anos depois. Já homem, eu proponho isso! Ao nível da alfabetização de adltos, por exemplo".


"Não é possível refazer este País, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofedendo a vida, destruindo o sonho e inviabilizand o amor. Se a educação, sozinha, não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda".


"Não há pesquisa sem ensino, nem ensino sem pesquisa, pesquiso para conhecer o que não conheço e divulgar ou anunciar as novidades"


"Sou professor a favor da luta constante contra qualquer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais"


"Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso, atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade e, assim, convencido, parto para o embate sem levar em consideração os dados concretos, materiais, afirmando que minha esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é suficiente. Ela só não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja. precisamos da esperança crítica, como o peixe necessita da água despoluída."


"Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade".


"Ninguém ignora tudo. Ninguém sae tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre"


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino"


"Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho,
na ação-reflexão"


"Não há saber mais ou menos. Há saberes diferentes".


"Eu gostaria de ser lembrado como alguém que amou o mundo, as pessoas, os bichos, as árvores, a terra, a água, a vida".

3 comentários:

  1. SOU APAIXONADA POR PAULO FREIRE. É IMPOSSIVEL LER ESSE HOMEM E NÃO SE EMOCIONAR COM SUA SIMPLICIDADE E HUMILDADE.
    "ELE É O CARA".

    ResponderExcluir
  2. Paulo Freire, simplesmente demais!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. PAULO FREIRE NOS DEIXOU MUITAS LIÇÕES. SUAS MENSAGENS NOS TRANSMITIAM SEU OTIMISMO, SUA SIMPLICIDADE, HUMILDADE E AMOR PELO PRÓXIMO, ASSIM COMO PELA EDUCAÇÃO. COM CERTEZA O MAIOR EDUCADOR DA HISTÓRIA. ORGULHO DESSE BRASILEIRO. EH MESMO "O CARA"!!!!

    ResponderExcluir