sábado, 6 de novembro de 2010

Mayara Petruso e a Xenofobia no Twiter

Enviei essa postagem pelo orkut, mais uma vez, silêncio

Preconceito e racismo polarizam discussões na Web

É público e notório o preconceito que os nordestinos sofrem por parte de algumas regiões, mas especificamente pelas regiões sul e sudeste. Hoje a primeira página do Diário de Pernambuco tem como destaque:

Preconceito na internet

Estupidez

Reportagem de Diego Abreu 02/11/10

"Nordestino (sic) não é gente. Faça um favor SP: mate um nordestino afogado!". A frase escrita no Twitt  por uma estudante de direito em São Paulo foi o ponto de partida para a disseminação de uma onda de preconceito e racismo explícitos como há muito tempo não se via na sociedade brasileira.
Os mais de 17 milhões de votos dos nordestinos para Dilma Rousseff-que acabaram nem sendo decisivos para a eleição da petista- resultaram em milhares de mensagens defendendo o
separatismo, das regiões Sul e Sudeste e, consequentemente, menosprezando o Nordeste e o seu povo. A OAB-PE vai acionar o Ministério Público Federal e os autores das ofensas podem ser presos. Ela também usou o Facebook para mostrar a indignação com a vitória de Dilma Roussef(PT) e culpou o povo do nordeste pela derrota de Serra.
"Afunda Brasil. Deem direito de voto prós nordestinos e afundem o país de quem trabalha para sustentar vagabundos que fazem filhos prá ganhar o bolsa 171"postou.
Segundo o Jornal quando o caso começou a repercutir a autora das mensagens se desculpou e excluiu seus perfis. As declarações prestadas no site da Mayarapodem resultar na prisão dos autores das frases.
De acordo com a legislação brasileira. crimes contra a procedência nacional, preveem pena de até 3 anos.

A quem interressar possa:
Levantamento feito pelo Diário /Correio Braasiliense, com base nos resultados divulgados pelo TSE, mostra que a candidata do PT venceria o pleito mesmo que fossem considerados apenas os votosda região Sul, Sudeste, cento Oeste e Norte.

Por amar o meu país, a minha gente deixo registrada mais uma vez a minha indignação frente ao preconceito contra nordestinos.
Sou professora, espírita, petista e nordestina
Vaneide(Van).

Uma amiga me enviou um depo dizendo o seguinte:

Olha amiga espero mesmo que o Nordeste seja lembrado pela sua presidente não, através de esmolas mas de um governo direcionado ao trabalho e a educação onde cada um batalhará pelo que quer e não um país onde quem trabalha precisa de esmola acreditando que e cidadão.Acho estranhos vcs petistas já ganharam pra que ficar se melindrando com uma verdade,os menos abastados elegeram o Lula. Só espero q vcs pensem realmente e seriamente em tdos q precisam de um governo sério não só os pobres mas tdos.

Respondi 


Em primeiro lugar gostaria de saber se vc conhece a região nordeste, e qual das capitais vc conhece? Porque se você conhecer vc irá perceber que não precisamos de esmolas. Mas se vc procurar se informar saberá que não foi só o nordeste mas o Brasil com 61% dos votos válidos que elegeu o Lula e a Dilma com um percentual um pouco menor. Não só eu, mas muitos brasileiros reconhecem que Lula  foi e continua sendo o melhor presidente que o Brasil já teve.  Quando coloquei a mensagem, o destaque não era sobre o pleito e sim sobre o crime de xenofobia (contra a procedência nacional) cometido pela estudante, onde ela incita o discurso do ódio em relação aos nordestinos, e nos chama de vagabundos. Pena que vc não soube interpretar a mensagem. Quando vc usa o termo melindre ”Acho estranhos vcs petistas já ganharam pra que ficar se melindrando com uma verdade, os menos abastados elegeram o Lula.” Frase sua querida. Eu ainda acrescentei “Por amar o meu país, a minha gente deixo registrada mais uma vez a minha indignação frente ao preconceito contra nordestinos”. Quando me refiro a minha gente, estou falando do povo brasileiro. Os menos abastados meu bem Tb ajudam na construção desse imenso país.
Na verdade gostaria q vc me explicasse o q é um governo sério, eu sei pq temos um que é comprometido com seu povo. Leia sobre neoliberalismo e entenderás pq não votei no seu candidato.
Bjs
Van


Nenhum comentário:

Postar um comentário